segunda-feira, março 21, 2005

Cruzando as belas serras da Peneda e do Soajo.


12 de Março de 2005



Participei com agrado na marcha de montanha organizada pela secção de Pedestrianismo, dos Amigos da Montanha, no dia 12 de Março de 2005.

O percurso da marcha seria entre o santuário da Senhora da Peneda e a aldeia do Soajo, num total de 16 km. O princípio geral das marchas desta secção, de serem abertas à população em geral, foi aqui mais uma vez reiterado, granjeando-se desta vez uma participação próxima dos 70 caminheiros, procedentes de inúmeros concelhos: Barcelos, Braga, Esposende, Fafe, Porto e arredores,… (e eu a representar Vila do Conde). Partiu-se cerca das 8.45 horas de Barcelos, com um autocarro completo e uma carrinha do clube, onde me incluía, guiada pelo presidente do nosso clube: Américo Alves.

Por volta das 11 horas e com um tempo primaveril, convidativo a uma auspiciosa caminhada, iniciou-se a marcha desde o terreiro do santuário, junto à Pousada, e onde se mira defronte o miraculoso templo cristão. Desceu-se o longo escadório (cerca de 3 centenas de metros em linha recta) e atravessou-se o largo onde um anjo da guarda, mirando-nos do topo de uma altiva coluna, nos passou a guiar pelos montes fora!

Desde logo ao longo do rio Peneda, cursando o seu vale, pela viçosa margem direita, cruzando o lugar do Baleiral, até à confluência deste rio com o rio da Veiga. Atravessou-se a aldeia de Tibo, alcantilada num interposto ponto da longa subida até ao lugar das Cruzes, onde se merendou em aprazível lugar, enchendo-se o bucho e também o espírito com a boa camaradagem reinante.

Com as energias redobradas avançou-se para a aldeia de Adrão. Seguiu-se depois o vale do homónimo rio, pela margem direita, passando ao lado da branda de Bordança e da branda de Murça, com as leiras de cereais e batata postas a viúvas de roceiros que as livrassem do crescente e sombrio matagal. A partir daqui certos trechos do percurso foram efectuados sob calçadas de lajes de granito, bem antigas, até à típica aldeia do Soajo, recentemente alvo de reabilitação urbana, rematando-se o percurso no agregado comunitário de castiços espigueiros, embutidos no portentoso penedo granítico, onde se registou prá posteridade um retrato geral do grupo.



Como prémio todos os participantes puderam levar uma t-shirt da Associação, para além de agradáveis recordações do convívio e da paisagem envolvente (também registada nas inúmeras fotografias captadas pelos participantes ao longo do percurso). No meu caso foi curioso encontrar um casal, recém-associados dos Amigos, e tal como eu, anteriormente filiados no também insigne e afável Grupo de Montanhismo de Vila Real.

Os meus parabéns aos coordenadores da secção de pedestrianismo: o Smith que a orienta, o João Coelho, o Agostinho, o José Costa e o Sousa; pela escolha e boa organização deste encantador percurso.

( + fotos em breve)