segunda-feira, outubro 16, 2006

Daniela Teixeira a primeira mulher lusa no cume (7 de Outubro) de um oito mil: Cho Oyo (8 201 m). Ascensão final em solitário.

Daniela Teixeira chegou ao cume da montanha Cho Oyu (8201 metros), a sexta mais alta da Terra, no dia 7 de Outubro de 2006, tornando-se a 1ª portuguesa a ascender a uma oito mil. Daniela Teixeira realizou toda a aclimatação e posterior ascensão ao cume, sem um companheiro ou cordada.

MUITOS PARABÉNS!
Mais uma data histórica para o alpinismo luso.

A consultar:
Website da expedição, com interessantes e profícuos relatos diários.
Relato do dia de ascensão ao cume (07/10/006).
Entrevista com Daniela Teixeira


Vídeo de Daniela Teixeira no cume do Cho Oyo.

2 Comments:

Blogger High Power Rocketry said...

: )

2:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá a todos.

Gostaria de referir que a Daniela nunca afirmou que tinha escalado o Cho Oyu em solitário (como poderemos depreender pelo seu relato completo, em breve no site da campobase.pt.).
A ascensão ao Cho Oyu não foi realizada no mais puro (éticamente correcto) estilo solitário -que implica que toda a ascensão, campo base-cume-campo base e demais tarefas são realizadas sem qualquer apoio ou partilha com outros elementos.
Em vias mais concorridas como a "normal" do Cho Oyu ou a "normal" (norte) do Shisha Pangma e, durante o periodo habitual de ascensão, é realmente dificil realizar uma ascensão puramente solitária.
No entanto, é verdade que a Daniela realizou toda a aclimatação e posterior ascensão ao cume, sem um companheiro ou cordada.
E, sem alguém com quem partilhar as alegrias, as duvidas ou as simples banalidades é bem verdade que foi necessária uma determinação de aço para transpôr todas as barreiras psicológicas e fisicas que a montanha lhe impunha.

Continuo a achar que, pelas suas características, esta foi uma das melhores realizações do alpinismo Português.

Abraço

Paulo Roxo

2:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home