João Garcia e Tozé Coelho: à "conquista" do Kanchenjunga (8586m), a montanha sagrada!
Os alpinistas portugueses João Garcia e António (Tozé) Coelho, associado dos “Amigos da Montanha” (director técnico de escalada da secção de Montanha), iniciaram no Domingo passado, dia 2 de Abril de 2006, uma expedição aos Himalaias cujo objectivo é a ascensão ao Kanchenjunga (
Esta expedição, que se estenderá por dois meses enquadra-se no âmbito do projecto "À conquista dos Picos do Mundo" (patrocinado em exclusivo pelo BCP), onde o alpinista português João Garcia pretende escalar nos próximos 5 anos oito cumes acima dos 8 mil metros (sem recurso a oxigénio e sem carregadores de altitude) totalizando assim em 2010 os 14 maiores cumes do planeta (já escalou seis, entre 1993 e 2005, inclusive o Everest), feito que até hoje apenas sete alpinistas o conseguiram, sem recurso a oxigénio. Outros quatro tiveram de recorrer a ele.
Os alpinistas seguirão a via normal, no lado Nepal, que foi a via usada na 1ª ascensão, em Maio de 1955, empreendida por George Band e Joe Brown (expedição britânica). Ambos os alpinistas lusos vão testar no dia em que tentarem atingir o cume (provavelmente na terceira semana de Maio) um inovador processo de registo dos batimentos cardíacos, bem como um casaco desenvolvido pelo Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e de Vestuário do Norte. Esta experiência servirá para testar a capacidade térmica do casaco (que entre os suas componentes inclui um aerogel). Levarão também um PDA, o que lhes permitirá enviar imagens online em tempo real, do cume e área envolvente.
O Kanchenjunga fica situado numa região remota dos Himalaias na fronteira entre o Nepal e a província indiana de Sikim, e era até 1852 considerada a montanha mais elevada do mundo. As populações autóctones encararam-na como o local mais sagrado da região o que compeliu que a sua primeira ascensão, em 1955, se quedasse em sinal de respeito, a alguns metros do cume (tradição que continuou a ser honrada em expedições posteriores). O nome Kanchenjunga não se afigura de fácil tradução. Podemos arriscar algo como "Cinco Tesouros das Neves Eternas", em alusão aos cinco picos que o constituem, ou então, segunda uma lenda tibetana, aos cinco tesouros que os deuses guardam nesta montanha: ouro, prata, cobre, trigo e os livros sagrados. Os episódios trágicos mais famigerados desta montanha são o falecimento por acidente em 1992 daquela que é considerada a melhor alpinista de sempre: a polaca Wanda Rutkiewicz ; e em 1995 Benoit Chamoux, na sua última montanha dos 14 oito mil desapareceu para sempre numa tempestade. Até hoje esta montanha foi escalada por menos de 190 pessoas e já pereceram nela mais de 4 dezenas.
A ascensão será realizada pela face norte (via mais comum)
O Kanchenjunga é um dos oito mil que já foi escalado por portugueses. Foi o alpinista Gonçalo Velez, da associação Desnível, da qual também João Garcia é um dos destacados membros, o primeiro e até agora único português que o escalou em 2001. Gonçalo Velez, que já alcançou 4 dos 14 oito mil (para além do citado o Annapurna, o Cho Oyu e o Makalu), foi o primeiro português a escalar um 8 mil, quando em 1991 alcançou o cume do Annapurna (8091m). Annapurna que curiosamente foi também o primeiro oito mil a ser escalado pelo Homem (em 1950 pelos franceses Maurice Herzog e Louis Lachenal).
Após o Kanchenjunga João Garcia voltará aos Himalaias, em Setembro, para tentar de novo escalar o Shisha Pangma (
Eis o calendário completo do projecto "À conquista dos Picos do Mundo" :
- Primavera 2006 : Kangchenjunga 8586 m : Nepal/India
- Outono 2006 : Shisha Pangma 8046 m : China (Tibete)
- Verão2007 : K2 8611 m : Paquistão/China
- Primavera 2008 : Makalu 8463 m : Nepal/China/Tibete
- Outono 2008 : Manaslu 8163 m : Nepal
- Primavera 2009 : Annapurna 8091m : Nepal
- Verão 2009 : Broad Peak 8047 m : Paquistão/China
- Verão 2010 : Nanga Parbat 8125 m : Paquistão
Como João Garcia reitera o “maior desafio da sua vida', será "fazer o cume" do K2 no próximo ano, em 2007. K2 que sendo a 2ª maior montanha do mundo é a mais difícil de escalar. Será difícil concretizar todos os cumes à primeira, pois três dos seis oito mil metros que até hoje conseguiu, necessitaram de mais do que uma tentativa, sendo que o Evereste só foi possível à 3ª tentativa.
Neste ano em que os Himalaias atravessaram o Inverno mais seco das últimas décadas, o seu cume mais elevado, o Everest, vai ser este tentado entre outros:
- por um asturiano, atleta parolímpico amputado (José Ramón Blanco),
- pela pessoa mais idosa de sempre (a japonesa Toshiko Ushida, de 75 anos),
- pela recordista de ascensões ao Everest (Apa Sherpa tentará fazer o 16º cume),
- pelos brasileiros Paulo e Helena Coelho na sua 8ª tentativa, sem O2 (Helena em "competição" este ano com Elisa Boscarioli para ser a 1ª brasileira no tecto do mundo). Vitor Negrete e Rodrigo Raineri também tentarão chegar ao cume, sem O2 (deste modo nenhum brasileiro o conseguiu até hoje)
Cobertura da Expedição Kanchenjunga 2006:
Blogue de Aurélio Faria (jornalista da SIC que acompanha a expedição até ao Campo Base)
Millenium BCP
Notícias Relacionadas:
SIC - Vídeo
Diário Notícias- João Garcia vai escalar 3ª montanhas mais alta do Mundo
Público - Cinco anos para garantir um lugar na história
Correio da Manhã :
- Garcia volta à montanha
- A primeira etapa de um desafio supremo
- Entrevista
RTP - João Garcia - viagem a 8598 metros de altitude
Outras : 5 mil, 6 mil, 7 mil, 8 mil
Fonte das Imagens:
(1ª) Project Himalaya
(2ª e 4ª) Millenium BCP
(4ª e 5ª) Summit Post
Ver extraordinária galeria de fotos do Kanchenjunga
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home