terça-feira, abril 04, 2006

João Garcia e Tozé Coelho: à "conquista" do Kanchenjunga (8586m), a montanha sagrada!



Vista Geral do Kanchenjunga (8586 m)

Os alpinistas portugueses João Garcia e António (Tozé) Coelho, associado dos Amigos da Montanha” (director técnico de escalada da secção de Montanha), iniciaram no Domingo passado, dia 2 de Abril de 2006, uma expedição aos Himalaias cujo objectivo é a ascensão ao Kanchenjunga (8586 m). Esta montanha, localizada no Nepal, é a terceira mais elevada do mundo e por muitos considerada dos 14 oito mil a 2ª mais difícil de ascender (depois do K2), por diversas factores : a elevada extensão das vias que conduzem ao cume, muitas delas pouco definidas e sem qualquer material de suporte ; a sua localização remota, sem locais de apoios; a profusão de avalanches e aluimentos de terra, a elevada precipitação; e o emaranhada da sua orografia.

Esta expedição, que se estenderá por dois meses enquadra-se no âmbito do projecto "À conquista dos Picos do Mundo" (patrocinado em exclusivo pelo BCP), onde o alpinista português João Garcia pretende escalar nos próximos 5 anos oito cumes acima dos 8 mil metros (sem recurso a oxigénio e sem carregadores de altitude) totalizando assim em 2010 os 14 maiores cumes do planeta (já escalou seis, entre 1993 e 2005, inclusive o Everest), feito que até hoje apenas sete alpinistas o conseguiram, sem recurso a oxigénio. Outros quatro tiveram de recorrer a ele.

João Garcia, que regressa à conquista de outro 8 mil, depois de no ano transacto ter ascendido com Hélder Santos ao Lhotse (8516 m), terá desta vez como parceiro na expedição Tozé Coelho que já acompanhou João Garcia noutras expedições nos Himalaias (Pumori, Ama Dablam), Andes e Alpes. O alpinista dos Amigos da Montanha estreia-se na ascensão a um oito mil, mas já possui considerável experiência na cordilheira dos Himalaias.


Tozé Coelho no topo do Ama Dablam (6856 m).
Expedição de 2004 liderada por João Garcia

Os alpinistas seguirão a via normal, no lado Nepal, que foi a via usada na 1ª ascensão, em Maio de 1955, empreendida por George Band e Joe Brown (expedição britânica). Ambos os alpinistas lusos vão testar no dia em que tentarem atingir o cume (provavelmente na terceira semana de Maio) um inovador processo de registo dos batimentos cardíacos, bem como um casaco desenvolvido pelo Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e de Vestuário do Norte. Esta experiência servirá para testar a capacidade térmica do casaco (que entre os suas componentes inclui um aerogel). Levarão também um PDA, o que lhes permitirá enviar imagens online em tempo real, do cume e área envolvente.

O Kanchenjunga fica situado numa região remota dos Himalaias na fronteira entre o Nepal e a província indiana de Sikim, e era até 1852 considerada a montanha mais elevada do mundo. As populações autóctones encararam-na como o local mais sagrado da região o que compeliu que a sua primeira ascensão, em 1955, se quedasse em sinal de respeito, a alguns metros do cume (tradição que continuou a ser honrada em expedições posteriores). O nome Kanchenjunga não se afigura de fácil tradução. Podemos arriscar algo como "Cinco Tesouros das Neves Eternas", em alusão aos cinco picos que o constituem, ou então, segunda uma lenda tibetana, aos cinco tesouros que os deuses guardam nesta montanha: ouro, prata, cobre, trigo e os livros sagrados. Os episódios trágicos mais famigerados desta montanha são o falecimento por acidente em 1992 daquela que é considerada a melhor alpinista de sempre: a polaca Wanda Rutkiewicz ; e em 1995 Benoit Chamoux, na sua última montanha dos 14 oito mil desapareceu para sempre numa tempestade. Até hoje esta montanha foi escalada por menos de 190 pessoas e já pereceram nela mais de 4 dezenas.

A ascensão será realizada pela face norte (via mais comum)

O Kanchenjunga é um dos oito mil que já foi escalado por portugueses. Foi o alpinista Gonçalo Velez, da associação Desnível, da qual também João Garcia é um dos destacados membros, o primeiro e até agora único português que o escalou em 2001. Gonçalo Velez, que já alcançou 4 dos 14 oito mil (para além do citado o Annapurna, o Cho Oyu e o Makalu), foi o primeiro português a escalar um 8 mil, quando em 1991 alcançou o cume do Annapurna (8091m). Annapurna que curiosamente foi também o primeiro oito mil a ser escalado pelo Homem (em 1950 pelos franceses Maurice Herzog e Louis Lachenal).

Após o Kanchenjunga João Garcia voltará aos Himalaias, em Setembro, para tentar de novo escalar o Shisha Pangma (8046 m), que já escalou duas vezes sem no entanto se possibilitar "fazer o cume". Será acompanhado por um grupo de alpinistas portugueses, ele que organizou e liderou as primeiras expedições 100% portuguesas de alpinismo aos Himalaias (Pumori a Ama Dablam).

Eis o calendário completo do projecto "À conquista dos Picos do Mundo" :

  • Primavera 2006 : Kangchenjunga 8586 m : Nepal/India
  • Outono 2006 : Shisha Pangma 8046 m : China (Tibete)
  • Verão2007 : K2 8611 m : Paquistão/China
  • Primavera 2008 : Makalu 8463 m : Nepal/China/Tibete
  • Outono 2008 : Manaslu 8163 m : Nepal
  • Primavera 2009 : Annapurna 8091m : Nepal
  • Verão 2009 : Broad Peak 8047 m : Paquistão/China
  • Verão 2010 : Nanga Parbat 8125 m : Paquistão

Como João Garcia reitera o “maior desafio da sua vida', será "fazer o cume" do K2 no próximo ano, em 2007. K2 que sendo a 2ª maior montanha do mundo é a mais difícil de escalar. Será difícil concretizar todos os cumes à primeira, pois três dos seis oito mil metros que até hoje conseguiu, necessitaram de mais do que uma tentativa, sendo que o Evereste só foi possível à 3ª tentativa.

Vista do Kanchenjunga

Neste ano em que os Himalaias atravessaram o Inverno mais seco das últimas décadas, o seu cume mais elevado, o Everest, vai ser este tentado entre outros:
- por um asturiano, atleta parolímpico amputado (José Ramón Blanco),
- pela pessoa mais idosa de sempre (a japonesa Toshiko Ushida, de 75 anos),
- pela recordista de ascensões ao Everest (Apa Sherpa tentará fazer o 16º cume),
- pelos brasileiros Paulo e Helena Coelho na sua 8ª tentativa, sem O2 (Helena em "competição" este ano com Elisa Boscarioli para ser a 1ª brasileira no tecto do mundo). Vitor Negrete e Rodrigo Raineri também tentarão chegar ao cume, sem O2 (deste modo nenhum brasileiro o conseguiu até hoje)


Cobertura da Expedição Kanchenjunga 2006:

Blogue de Aurélio Faria (jornalista da SIC que acompanha a expedição até ao Campo Base)
Millenium BCP


Notícias Relacionadas:

SIC - Vídeo
Jornal de Notícias - Os Picos de João Garcia
Diário Notícias- João Garcia vai escalar 3ª montanhas mais alta do Mundo
Público - Cinco anos para garantir um lugar na história

Correio da Manhã :
- Garcia volta à montanha
- A primeira etapa de um desafio supremo

- Entrevista

Diário Digital - João Garcia à conquista dos Picos do Mundo
RTP - João Garcia - viagem a 8598 metros de altitude

Outras : 5 mil, 6 mil, 7 mil, 8 mil


Fonte das Imagens:
(1ª) Project Himalaya
(2ª e 4ª) Millenium BCP
(4ª e 5ª) Summit Post


Ver extraordinária galeria de fotos do Kanchenjunga