quarta-feira, setembro 20, 2006

1º Seminário sobre os Picos de Europa decorreu em Oviedo, de 16 a 17 de Setembro

Durante o passado fim-de-semana celebrou-se no Auditório Príncipe Filipe de Oviedo o 1º Seminário sobre os Picos de Europa, coincidindo com o centenário da segunda ascensão ao Pico Urriellu (1ª em solitário), por parte do alemão Gustavo Schulze.

O seminário, dirigido por Francisco Ballesteros, contou com a presença de várias gerações de escaladores vinculados ao Naranjo, como Pedro Udaondo, Miguel Ángel García Gallego, Carlos Suarez, Pérez de Tudela, Felix Mendez, Isidoro Rodríguez, Jordi Pons, o presidente da FEDME Joan Garrigós, e muitos outros

Foram apresentadas diversas comunicações relacionadas com os Picos, com temas como a actividade montanheira, os guias do Naranjo, a escalada extrema, aspectos jurídicos do Parque, etc.

Destacou-se a presença do himalaísta asturiano Jorge Egocheaga, ao qual o organizador do Seminário, Franciso Ballesteros, propôs a eleição para o prémio Príncipe das Astúrias.

O seminário completou-se com inauguração de uma exposição de fotografias dos Picos da Europa da autoria do fotógrafo de montanha Alfredo Fernández. Esta exposição pode ser vista até 22 de Setembro no Auditório de Oviedo.

Traduzido da notícia da Barrabés 19/9/006