segunda-feira, maio 22, 2006

João Garcia atinge cume do Kanchenjunga (8586 m.) - 22 de Maio de 2006


PORTENTOSO!
PARABÉNS JOÃO GARCIA !!

João Garcia "fez hoje o cume" da 3ª montanha mais elevada do mundo, o Kanchenjunga (8586 m.), na cordilheira dos Himalaias, no Nepal. No dia de ataque ao cume partiu do Campo 3, localizado a 7700 metros e ascendeu aos 8586 metros em cerca de 15 horas (886 metros de desnível na "zona da morte"). Descendeu depois até ao campo base, onde chegou muito cansado, perfazendo-se um total de 24 horas. Esta escalada foi realizada sem recurso a oxigénio artificial nem a carregadores de altitude.
João Garcia foi acompanhado neste dia por Ivan Vallejo, um alpinista do Equador que já subiu 12 dos 14 cumes de 8000m.

João Garcia refere :
“Agora já acredito e percebo quando me diziam que esta era a montanha mais dificil de 8 mil metros. O tempo estava bom, as condições meteorológicas foram favoráveis, tinha neve até ao tornozelo, mas foi ‘supertécnico’ até à última, é uma escalada mista, com muitas passagens de rocha e necessidade de fixar muitas cordas...”

A Foto é do excelente Blogue do Aurélio Faria sobre a expedição e o texto foi elaborado também a partir de informações desse blogue.


A propósito, artigo que elaborei na wikipédia sobre João Garcia (e que o espertinho de um invejoso entendeu deixar a sua marca, lá no meio... refiro-me a um sucedido em 1999)

3 Comments:

Blogger Abrasar said...

De admirar e respeitar a abnegação e dedicação a este objectivo. João Garcia é de outro mundo...

7:21 da tarde  
Blogger Abrasar said...

QUEREM VIR PEDALAR?
Dia 1 de Julho, - Sábado - o Blog (ansiaes-aventura.blogspot.com) , vai fazer um passeio de BTT em Carrazeda de Ansiães.
Juntem-se a nós e apareçam às 14H, no centro de Carrazeda, Praça do Município.

Será um percurso fácil de 35 Km. Exige-se capacete, Btt com bons travões e boa disposição!

Para esclarecer qualquer dúvida:
ansiães-aventura.blogspot.com

1:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

1:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home