quarta-feira, agosto 23, 2006

Os guardas dos refúgios espanhóis poderão receber Diploma Universitário

Os guardas de refúgios espanhóis com uma experiência mínima demonstrável de três anos como guardas de um refugio, poderão solicitar a comprovação da sua experiência profissional para obter, depois de uma rigorosa selecção e um curso intensivo de três dias que terá lugar em Dezembro de 2006 e em Janeiro de 2007, um “Diploma Universitário de Guarda de Refugio”, que é um título próprio da Universidade de Toulouse.

Este processo enquadra-se no projecto FOREMON, realizado entre diversas entidades como a Federação Aragonesa de Montanhismo, a Universidade de Toulouse, a PRAMES, a FEDME ou a Associação Pirenaica de Refúgios e Albergues.

Financiado com fundos FEDER através do programa INTERREG IIIA, o projecto FOREMON tem por objectivos harmonizar uma oferta de formação transfronteiriça para guardas de refúgios de montanha e gestores de outras infra-estruturas de montanha, unificar critérios de formação nestas matérias, e propor as bases para criação de um título homologado que favoreça o intercâmbio de trabalhadores no maciço Pirenaico. O projecto aprovou-se em 1 de Julho de 2005 e finalizará em Abril de 2007.

Notícia traduzida da Barrabés – 21/8/006