segunda-feira, dezembro 11, 2006

11 de Dezembro, o “Dia Internacional da Montanha”


Celebra-se hoje, 11 de Dezembro, o “Dia Internacional da Montanha (International Mountain Day - IMD) de 2006. Este ano o tema escolhido é “Gerir a Biodiversidade das Montanhas para melhorar as condições/qualidade de vida” (“Managing Mountain Biodiversity for Better Lives").

O Dia Internacional da Montanha foi instituído em 2003, na 57ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, após 2002 ter sido o “Ano Internacional das Montanhas”. A FAO (Fundação para Alimentação e Agricultura) , uma organização integrante da ONU, é responsável pela coordenação das cerebrações em cada ano. Em 2002 criaram-se comités nacionais em 78 países, assim como a Aliança Internacional para o Desenvolvimento Sustentável das Regiões de Montanha (ou Aliança para as Montanhas).

Clicar para ampliar

As áreas de montanhas ocupam ¼ da superfície terrestre e nela vivem mais de 10% da população mundial. Cerca de 70% da água potável no mundo é originada nas montanhas, Dos vinte principais alimentos consumidos pela humanidade, seis têm origem nas montanhas (ex. batata dos Andes Peruanos, o milho da Serra do México, e o Sorgo do planalto etíope). Para além disso, as montanhas albergam uma imensurável riqueza a nível da património da fauna e flora, de recursos naturais (hídricos, energéticos, minerais,…), paisagísticos, etc.

Em Espanha a “Plataforma en Defensa de las Montañas de Aragón” também irá celebrar hoje este dia, com uma concentração na cidade de Saragoça, pelas 18 horas, aproveitando para reivindicar uma maior protecção às montanha daquela região, que sobretudo nos últimos anos têm sido alvo de diversas intervenções nefastas, fruto da construção em áreas montanhosas de novas estâncias de ski e de infra-estruturas e equipamentos urbanísticos adstritos.

Também no Nepal e no âmbito da Feira-exposição "Sharing Mountain Knowledge”, que decorre hoje e amanhã em Kathmandu, visando celebrar o Dia Internacional da Montanha, e que é organizado pela IUCN e pela ICIMOD, vão ser apresentadas novas tecnologias a nível de biocompostagem, de energias renováveis, de apicultura ; decorrerá o visionamento de filmes e slides, exposições de fotografias e posters alusivos, etc. Esta feira decorre em paralelo com a Conferência “Mountaineering, Livelihood and Environment”, coordenada pela Nepal Mountaineering Association (NMA).

Folheto Informativo do IMD
Apresentação do IMD (pdf – 3,5 Mb)

Logotipo inferior concebido pela FPME

1 Comments:

Blogger e said...

Um abraço, amigo montanheiro!

12:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home