sexta-feira, dezembro 01, 2006

“Ojos del Salado”: o novo tecto da América? Um sete mil no continente americano?

O último número da revista “Andes Magazine Internacional” (AMI) veio reacender uma polémica antiga, a de saber qual é efectivamente o cume mais elevado da América (Norte, Centro e Sul).

Na actualidade, o Aconcágua (6.960 metros), situado na província de Mendoza, na Argentina, é considerada a montanha de maior altitude da América. A AMI quer agora provar que o “Ojos del Salado” tem uma altitude superior, superando inclusivamente a barreira do 7 mil metros.

O "Ojos del Salado" é um enorme vulcão localizado numa região inóspita entre a região de Atacama e a província de Catamarca, na fronteira entre a Argentina e o Chile.

Nos últimos 100 anos foram efectuadas diversas medições da altitude das duas montanhas. No início do século uma delegação Argentina-Chilena precisou em 6 853 metros o Ojos del Salado. Em 1956, uma expedição chilena, liderada pelo capitão René Fajardo, alcançou pela primeira vez este cume. Esta equipa obteve uma altitude 7 084 metros, utilizando como instrumento de medição um altímetro para o cume central.

Sucedeu-se-lhe uma missão norte-americana, liderada por Adams Carter, que atribuiu ao “Ojos del Salado” 6 885 metros. Paralelamente outra expedição argentina aferiu a altitude do Aconcágua em 6 959,6 metros, valor aceite até hoje. Contudo nenhuma destas expedições subiu até os respectivos cumes.

Capa de Novembro da revista Andes Magazine Internacional (clicar para ampliar)

A AMI vai patrocinar uma expedição que intenta provar cientificamente que tecto da América é o “Ojos del Salado”. Para tal contratou René Gajardo, hoje com 84 anos, que assegura que Adams Carter não mediu efectivamente o “Ojos del Salado” mas uma outra montanha. Corroborando esta posições o alpinista Philippe Reuter afirma ter conhecimento de mapas aeronáuticos da Força Aérea dos EUA, onde o “Ojos del Salado” é indicado com uma altitude de 7083 metros, semelhante ao valor aferido na missão René Gajardo. Por outro lado, recorrendo-se ao Google Earth os resultados obtidos sustentam as posições anteriores.

Se hipótese defendida pela AMI for oficialmente provada então pelos menos todos aqueles recordes dos Seven Summits ficarão diminuídos. E muitos dos recordistas, e não só, vão querer escalar o “Ojos del Salado”, o único sete mil fora dos Himalaias/Karakoram.

p.s.: Ajuizamos a ciência e tecnologia num actual estado "avançado", mas na verdade aspectos algo básicos como medir uma montanha por vezes levantam fortes incertezas! Relatividades, como dizia o Albert...