domingo, dezembro 03, 2006

Um Himalaísta com mil e uma vidas de grande tenacidade!

Katayama é um nome que associamos à Formula 1. Mas o corredor japonês de F1, conhecido da década de 90, poucos anos depois de ter sido forçado a abandoná-la, passou a dedicar-se mais a uma sua outra grande paixão, o Himalaísmo.

Ukyo Katayama, nasceu em 1963 em Tóquio. Entrou com 19 anos no mundo das corridas dos monolugares como mecânico, mas logo se guindou para os volantes, obtendo pelo meio alguns títulos. Em 1986 por sua total conta e risco resolveu vir competir para a Inglaterra (mesmo sem saber falar inglês). Aterrou em Paris, pensando na altura que esta cidade fazia parte da Inglaterra. Conseguiu um lugar na competição de Fórmula Renault, mas passado poucos meses teve um acidente muito grave, onde partiu o pescoço e ambas as pernas.

Recuperado, logo voltou à competição, e fê-lo a dobrar pois durante os três anos seguintes acumulou corridas em dois campeonatos: japonês e europeu. Mas granjeou um importante título, que lhe abriu as portas, em 1992, da F1. Ao longo sua carreira nesta classe participou em quase uma centena de provas, e pontuou por diversas vezes, apesar de integrar equipas de 2º plano. Mas a sua contagiante boa-disposição e imenso sentido de humor, essas foram sempre imbatíveis no circo da F1. Em 1994 foi-lhe diagnosticado um tumor cancerígeno na coluna (que se revelou benigno), mas devido a compromissos profissionais Katyama foi adiando o seu efectivo tratamento (sofrendo de fortes dores por isso). Só em 1997 quando as dores eram insuportáveis desistiu da F1 e apenas nessas altura revelou publicamente que tinha um tumor.

Recuperado passou a competir em provas de rallies e afins. Paralelamente no final da década/milénio ingressou no mundo das grandes montanhas. Entretanto, em poucos anos, já subiu a quatro montanhas com mais de oito mil metros, e todas sem recurso a oxigénio:

  • Cho Oyo (8 201 m. no Outono 2001);
  • Everest (apenas ao Cume Sul [8749 metros], na Primavera de 2002),
  • Sisha Pangma (Cume Central [8008 metros], em 2003);
  • Manaslu (8 163 m. em 5/11/006)
Na recente ascensão ao Manaslu, Katayama perdeu (por congelamento), pelo menos, todos os dedos dos pés, em resultado de ter sido forçado a bivacar, devido a uma tempestade de neve. Já em 2004 Katayama tentou ascender ao Manaslu, mas foi forçado a desistir.

Manaslu (1 863 m) © Richard SG (clicar para ampliar)

O Manaslu é depois do monte Fuji, a montanha mais mítica dos Japoneses. A sua primeira ascensão foi realizada em 1956 por uma expedição japonesa (chegaram ao cume Toshia Imanishi e o sherpa Gyalzen Norbuo). Como tal comemoram-se este anos os 50 anos da 1ª ascensão a este cume. Por outro lado foi também uma expedição japonesa, a 1ª expedição feminina ao Manaslu. Em 1974 Kyoko Sato, Naoko Nakaseko, Masako Uchida, Mieko Mori, e Jambu Sherpa, atingiram o cume (Sadako Suzuki que também integrava a expedição sofreu uma queda mortal durante a subida). E nesta ascensão foi a primeira vez que uma mulher (neste caso várias) superava a barreira dos 8 mil metros. No ano seguinte, 1975, a também japonesa, Junko Tabei, tornou-se na 1ª mulher a ascender ao Evereste. Já quanto a saber quem foi efectivamente o 1º japonês no Evereste restará sempre a dúvida...
Mas este ano foi também um ano muito especial para o himalaísmo feminino japonês pois a japonesa Yuka Komatsu, de apenas 23 anos de idade conseguiu, com Tatsuya Aoki (21 anos) em 1 de Agosto o seu primeiro oito mil. E logo o K2! Tornou-se a 8ª mulher no k2 e a 1ª de nacionalidade japonesa. Por seu lado o seu colega de cume, Tatsuya Aoki, tornou-se a pessoa mas jovem no cume.

Katayama
considerou a sua ascensão ao Manaslu um dos momentos mais importantes da sua vida devido à mística que esta montanha representa para ele desde pequeno e para todo o Japão.

Contudo Katayama já declarou que vai estar em Lisboa, a 6 de Janeiro de 2007 , na partida do Lisboa-Dakar, ao volante de um Toyota, movido apenas a biomassa (óleo de cozinha reaproveitado).