quinta-feira, novembro 02, 2006

Reinhold Messner responsável pelo “Museu dos Glaciares e Gelo”, da Expo 2008, em Saragoça.

O alpinista italiano (de origem austríaca) Reinhold Messner é o responsável pela implementação e direcção do Museu dos Glaciares e do Gelo, que ficará instalado durante a Expo 2008, que decorrerá em Saragoça, de 14 de Junho a 14 de Setembro de 2008. Esta exposição terá como tema “A Água e o Desenvolvimento Sustentável”.

O Museu dos Glaciares e do Gelo utilizará muitos dos materiais do museu que Messner está organizando na sua terra natal, no Tirol, e que compreenderá 5 edifícios, um central e 4 adjacentes (dedicados à rocha, à montanha sagrada ou alta montanha, ao mundo do gelo, e aos povoados e respectivos habitantes da montanha).

Dez anos volvidos após a Expo 98 em Lisboa, a água volta a ser de novo o tema central de uma exposição mundial, numa altura em que o tema do Aquecimento Global do planeta tem sido muito discutido. Uma das piores consequências desse aquecimento é justamente o degelo das calotes glaciares da Antártida. Como se sabe a Península Ibérica é uma das zonas do globo que será mais afectada pelo problema do Aquecimento Global.

R. Messner, na actualidade com 62 anos, inicia muito em breve uma longa travessia pelo gelo continental da Patagónia. Nos últimos anos este famigerado alpinista tem-se dedicado a atravessar a pé as grandes planícies e planaltos, bem como os maiores desertos de gelo e areia da Terra.

Ver planta da exposição (grande dimensão)

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na National Geographic Brasil desse mês saiu uma reportagem interessantíssima sobre o cara e esse museu que ele está criando. Vale a leitura. Abraços!

3:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home