quinta-feira, março 09, 2006

Um Carnaval com muita neve e frio bem a condizer (II)

No dia seguinte, Domingo, a queda de neve persistia bastante pronunciada, tomou-se o pequeno-almoço e logo se partiu em direcção ao Hospital de Benasque (HB), uma edificação que remonta ao século XII e que serviu de abrigo desde a Idade Média até meados do século XX a peregrinos que atravessavam esta cordilheira. Foi depois convertida numa moderna e ampla Estância de Ski, abrangendo hotel e restaurante.

As carrinhas foram aparcadas cerca de três quilómetros antes do HB e a partir daí o percurso foi feito a pé. Já no HB devido à elevada espessura de neve macia foram usadas raquetes de neve para permitir a progressão no terreno. Passou-se pelo refúgio de La Besurta (1 920 metros) e continuou-se até ao refúgio de La Renclusa (2 140 metros), que foi atingido cerca das 13 horas (lusas). A espessura de neve era já tal a esta altitude que quase só se distinguia o telhado do refúgio que como tal se encontrava encerrado.

Foi acordado então que seis elementos do grupo passariam a noite num modesto abrigo situado nos arredores do refúgio La Renclusa para no dia seguinte, se as condições melhorassem, tentassem alcançar o pico do Aneto (3404 metros). Os restantes nove elementos desceram de novo em direcção ao La besurta e depois até ao Hospital de Benasque e prosseguiram depois até às carrinhas.

No dia seguinte, Segunda-feira, o grupo que tinha restado no abrigo de montanha contígua de La Renclusa intentou a ascensão ao pico do Aneto. O grupo ascendeu pelo Maciço de Maladeta até ao “Portillón Superior” (2 870 metros). Dali pode-se avistar o modelar Glaciar de Aneto, o mais emblemático da região. Contudo a elevadíssima espessura de neve bastante macia que se apresentava na zona não garantia as condições de segurança satisfatórias para que a progressão (mesmo equipados com raquetes de neve) no terreno nevado pudesse prosseguir, e então o grupo efectuou a descida de regresso. O outro grupo devotou o dia ao treino de ski de montanha.

O regresso a Portugal ocorreu cerca das 19.30 horas (lusas) e cerca das 07.30 h. de Terça-feira o grupo chegou à sede dos Amigos da Montanha em Barcelinhos.

A boa-disposição e o espírito de equipa foram ao longo dos dias a tónica dominante.

Participantes: Carlos Peixoto, Tozé Coelho, Abilio, Cadinha, Fátima, Fernando, Luisa, Marco, Nelita, Rui, Sá, Sousa, Toni, Valdemar, Zacarias