segunda-feira, janeiro 16, 2006

Palestra sobre Alpinismo com João Garcia.


A Secção de Montanha da associação "Amigos da Montanha" vai realizar no próximo dia 21 de Janeiro, uma Palestra sobre alpinismo, e que conta com a presença do João Garcia.

A referida palestra vai incidir essencialmente sobre:

  • A 1ª expedição que os Amigos da Montanha realizaram no verão passado à Cordilheira dos Andes, no Peru e que contou com a presença de 12 alpinistas da nossa Associação e que foi coordenada pelo João Garcia.
  • E os relatos do João Garcia sobre a primeira expedição portuguesa a uma montanha com mais de oito mil metros - (Lhotse 8516m).

A referida palestra é aberta a toda a população, bastando para tal comparecer no dia 21 de Janeiro (sábado), pelas 16.00h no auditório do Museu de Olaria - Barcelos.

Esta iniciativa tem por objectivo, divulgar e fomentar o Montanhismo junto da população em geral, e dos jovens em particular.


Relembre-se que João Garcia inicia já este ano o projecto "À conquista dos Picos do Mundo" (patrocinado em exclusivo pelo BCP) onde pretende escalar nos próximos 5 anos oito cumes acima dos 8 mil metros, e sem recurso a oxigénio. Totalizará assim em 2010 os 14 maiores cumes do planeta (já escalou seis, inclusive o Everest), feito que até hoje apenas sete alpinistas o conseguiram (sem O2) .
Este extraordinário projecto, principia desde logo com um grande desafio: o 'ataque' ao Kanchenjunga, que é a terceira montanha mais elevada do mundo e a 2ª mais difícil de escalar. Contudo 'o maior desafio da sua vida', como João Garcia reitera, será a tentativa de ascensão ao K2 em 2007. K2 que sendo a 2ª maior montanha do mundo é a mais difícil de escalar. Com um nível de dificuldade não muito distanciado será a (suposta) última ascensão em 2010 ao Nanga Parbat (já tentada em 1996 por João Garcia). Nanga Parbat, alcunhada da "montanha do diabo" ou "montanha assassina", é dos 14 oito mil metros a que mais vidas (percentualmente) ceifou até hoje. Inclusive a de Günther Messner, em 1970, então com 23 anos, numa expedição com o seu irmão Reinhold Messner.

Fonte da foto: João Garcia - Expedição Lhotse -2005

Nota: Atenção! O local de realização inicialmente pata a Palestra previsto mudou (já corrigido neste post)

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

onde fica a bib. de Barcelos? tou a pensar ir.

http://umpardebotas.blogs.sapo.pt

10:40 da manhã  
Blogger António said...

O incrivel chamamento das viagens e das alturas.
João Garcia é um Grande Português que muito nos orgulha, pela força, preseverança, coragem e feitos.
Obrigado João.

8:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E aí Fernando, tudo bom?

Eu gostaria muito de assistir essa palestra, pena que estou longe...

E por um acaso, não é esse o João Garcia que, 1999, passou por todos aqueles problemas no Everest, e foi auxiliado pelo Paulo e Helena Coelho na descida?

Abraços!

11:27 da tarde  
Blogger António said...

Por favor ajudem a salvar os 3 carvalhos que restam.
se puderem.
http://antoniopovinho.blogspot.com/2006/02/vdeo-carvalhos-podados.html

http://antoniopovinho.blogspot.com/

2ª feira, dia 20FEV2006 continuam com a poda radical, alegadamente autorizados pela Direcção Geral de Florestas.

Obrigado e desculpem a diferença de tema
António

12:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home