Glaciares dos Himalaias diminuem a um ritmo elevado.
O aquecimento global da atmosfera tem causado o ‘derretimento’ do gelo dos glaciares dos Himalaias, a um ritmo maior que se esperava. São mesmo uma das regiões do mundo onde os glaciares estão desaparecendo a maior velocidade. Outras são o monte Kilimanjaro e certas partes dos Andes. Também a Groenlândia está se fundindo mais rápido do que se pensava e a península Antárctica também começou a derreter-se.
Segundo o Fundo Mundial para a Protecção da Natureza (WWF) os glaciares himalaicos retrocedem em média entre 10 e
Segundo Martín Hiller, responsável da comunicação do “Programa de Mudança Climática Global” da WWF, os gelos dos Himalaias alimentam as bacias dos maiores rios da Ásia Ganges, o Brahmaputra, o Mekong ou o Yangtsé, entre eles. Em 40 anos os glaciares encolheram em média 6,3 %, e no seu conjunto a meseta tibetana perdeu 6.600 Km2 de mares de gelo, a maior parte desde meio da década de 1980 .
Segundo o Instituto Potsdam para a Investigação sobre o Impacto no Climas (PIK), se a temperatura ascender entre 2,5 e 3 graus, na China desaparecerão todos os glaciares até ao final deste século. Isto poderá causar a diminuição de
Uma subida de três Graus poderá provocar uma subida de três a cinco metros dos oceanos no ano 2300, inundando regiões como o Bangladesh ou os deltas do Nilo e do Yangtsé.
Se a temperatura aumentar ao ritmo actual, no ano 2.100 metade dos gelos das montanhas do mundo, onde se acumula 77% da água doce do planeta ter-se-á fundido.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home