quarta-feira, junho 29, 2005

Glaciares dos Himalaias diminuem a um ritmo elevado.

O aquecimento global da atmosfera tem causado o ‘derretimento’ do gelo dos glaciares dos Himalaias, a um ritmo maior que se esperava. São mesmo uma das regiões do mundo onde os glaciares estão desaparecendo a maior velocidade. Outras são o monte Kilimanjaro e certas partes dos Andes. Também a Groenlândia está se fundindo mais rápido do que se pensava e a península Antárctica também começou a derreter-se.

Segundo o Fundo Mundial para a Protecção da Natureza (WWF) os glaciares himalaicos retrocedem em média entre 10 e 15 metros por ano. Isto também acarreta o aumento do caudal dos rios, originado inundações.

Segundo Martín Hiller, responsável da comunicação do “Programa de Mudança Climática Global” da WWF, os gelos dos Himalaias alimentam as bacias dos maiores rios da Ásia Ganges, o Brahmaputra, o Mekong ou o Yangtsé, entre eles. Em 40 anos os glaciares encolheram em média 6,3 %, e no seu conjunto a meseta tibetana perdeu 6.600 Km2 de mares de gelo, a maior parte desde meio da década de 1980 .

Segundo o Instituto Potsdam para a Investigação sobre o Impacto no Climas (PIK), se a temperatura ascender entre 2,5 e 3 graus, na China desaparecerão todos os glaciares até ao final deste século. Isto poderá causar a diminuição de 10 a 20% do rendimento das colheitas de arroz

Uma subida de três Graus poderá provocar uma subida de três a cinco metros dos oceanos no ano 2300, inundando regiões como o Bangladesh ou os deltas do Nilo e do Yangtsé.

Se a temperatura aumentar ao ritmo actual, no ano 2.100 metade dos gelos das montanhas do mundo, onde se acumula 77% da água doce do planeta ter-se-á fundido.