quinta-feira, janeiro 18, 2007

João Garcia iniciará a expedição ao K2 em Maio (já no terreno).

"O alpinista João Garcia vai partir em Maio para o Nepal, nos Himalaias, para preparar a subida ao K2, no âmbito do projecto "À Conquista dos Picos do Mundo " que compreende a ascensão a oito montanhas com mais de oito mil metros que lhe agora faltam. A subida ao Shisha Pangma em Outubro passado foi a segunda, das oito montanhas que restam, a ser escalada depois da subida ao Kangchenjunga (8.586 metros) em Maio.

Para a subida ao K2 (8.611 metros), considerado por muitos a montanha mais difícil de escalar, João Garcia levará uma equipa de mais quatro elementos, contudo apenas o sherpa paquistanês Nuro Ongchu tentará alcançar consigo o cume. "Pode parecer arrogante, mas não preciso de ninguém para escalar. Contudo se formos dois torna-se mais fácil carregar o equipamento", disse o alpinista.

João Garcia vai partir em Maio para preparar a expedição e para se habituar à altitude, mas a tentativa de atingir o cume será apenas feita na segunda quinzena de Julho.

Além dos dois elementos que vão tentar atingir o cume, a equipa é ainda formada por mais dois amigos, um médico belga e um operador de câmara francês, e novamente o repórter televisivo português Aurélio Faria, que já fez parte da expedição ao Shisha Pangma."

Fonte: Infordesporto – 18-1-007