terça-feira, janeiro 02, 2007

Extraordinárias ascensões em 2006 de invisuais e descapacitados espanhóis.

No ano transacto vários invisuais e descapacitados espanhóis protagonizam extraordinárias ascensões:

- cinco desportistas descapacitados espanhóis : 2 cegos, 2 amputados e 1 surdo ascenderam no dia 18 de Julho ao Monte Branco (4.807m). Esta ascensão foi organizada pela SEMED (Sociedade Espanhola de Montanhismo e de Escalada para Descapacitados). Foram acompanhados por um guia e pelo médico e director técnico da SEMED. Este já empreendeu 17 expedições internacionais e mais de 200 cumes com pessoas invisuais e descapacitadas. Anteriormente este grupo subiu para preparação o Monte Perdido, o norte da Alcazaba na Sierra Nevada, o Sur del Pájaro na Pedriza e nos Galayos a Aguja Negra.

Com este feito passam a ser 8 os descapacitados espanhóis que ascenderam a este cume (via a organização SEMED), sendo 3 deles cegos totais. No âmbito do “Projecto Científico Desportivo e Social Sete Cumes Sete Vulcões para Todos e por Todos” a SEMED já organizou anteriormente ascensões ao Elbrus, ao Cotopaxi, e ao Damavand.

O objectivo é de criar uma equipa de montanheiro descapacitados espanhóis, que estejam preparados para integrar-se nas actividades de ascensão a grandes montanhas em equipa comum com desportistas sem incapacidades, no âmbito dos encontros do SEMED.

(ver mais info)



- Maria Ángeles Molina (de Sangonera La Seca - Murcia) e Raquel Alejandre (Jaca –Huesca) ambas com elevado grau de insuficiência visual, tentaram entre os dias 16 a 22 de Junho ascender ao Monte Branco mas devido ao mau tempo foram forçadas a restar a 500 metros do cume, no Dôme de Goûter (4304m.).

Até hoje apenas a invisual francesa Catherine Rougerie tinha chegado mais alto (ao cume), em 2004, mas por uma via diferente. Desta vez a via escolhida foi a Goùter. Esta ascensão contou com o apoio de diversas entidades entre as quais a ONCE Aragón. Os guias foram: Fernando Garrido (UIAGM), Comandante Miguel Peco e Brigada Paco Villar (GMAM), e Moisés Gómez (guia de esqui e montanha da Federação Espanhola de Desportos para Cegos [FEDC] e também membro da ONCE).

Por sua vez Raquel Alejandre é membro da FEDC e do Clube Alpino Universitário (CAU). Ambas as alpinistas de insuficiência visual são membros da ONCE

(ver mais info)
(ver mais info)




- a mesma Raquel Alejandre realizou meses depois a 1º ascensão, por parte de uma pessoa com elevado grau de insuficiência visual, aos seguintes 3 cumes:

  • - em 3 de Setembro ao Midi d’Ossau (via normal). Contou com a ajuda de um guia profissional da zona, e do seu marido, Moisés Gómez.
  • em 19 de Setembro ao Picu Urriellu (Naranjo de Bulnes), pela via “Sur Directa de los Martínez”, con passos de IV+. Duração 5h30
  • em 20 de Setembro à Torrecerredo. Subiu pela via normal, que comporta passos de II+ e uma exposição forte e prolongada durante 400 metros. Duração: 7 horas.

Os dois últimos cumes foram realizados no âmbito da “Trilogía Picos de Europa”, actividade que engloba a ascensão de: Naranjo de Bulnes, Torrecerredo e Peña Santa de Castilla. Tem neste projecto o apoio de Manuel Suárez, guía profissional de montanha, membro do GMAM, e de seu marido, Moisés Gómez.

Raquel Alejandre tem vindo a treinar ao longo dos anos em rocódromos e montanhas de Espanha e França.

(ver mais info)
(ver mais info)