O Refúgio de Renclusa, em Benasque, passa a estar aberto todo o ano.
O Refúgio de Renclusa, um dos mais antigos e importantes dos Pirinéus, base de operações para as ascensões aos maciços do Aneto e da Maladeta, passa a estar aberto durante todo o ano, desde 1 de Fevereiro.
Antes só permanecia aberto da Primavera ao Outono. Depois de um debate, entre as entidades envolvidas no Consórcio de Gestão, entendeu-se que a melhor solução seria a sua abertura todo o ano (tese defendida pela Federação Aragonesa de Montanhismo - FAM), de modo que facilitasse, entre outros aspectos, as operações de resgate no Inverno.
Antes só permanecia aberto da Primavera ao Outono. Depois de um debate, entre as entidades envolvidas no Consórcio de Gestão, entendeu-se que a melhor solução seria a sua abertura todo o ano (tese defendida pela Federação Aragonesa de Montanhismo - FAM), de modo que facilitasse, entre outros aspectos, as operações de resgate no Inverno. Recorde-se que depois de 9 anos de obras, finalmente no passado mês de Setembro inauguram-se as novas instalações, ampliadas e reformadas, e que permitem a sua habitabilidade invernal. Agora o refúgio tem 92 lugares e conta com bar-comedor, sala polivalente, cozinha, telefone, cacifos, garda-esquis e aquecimento. É gerido por um consórcio em que participam a FAM, o ayuntamiento (Câmara Municipal) de Benasque, e o Centro Excursionista da Catalunha. O guarda continua ser o benasquense Antonio Lafont, que já aí trabalha há mais de 35 anos. O telefone do refúgio é 974 55 21 06.
Traduzido da noticia da Barrabés de 9/2/007 ( foto da mesma fonte)











0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home