domingo, fevereiro 11, 2007

“Mais Além - Depois do Evereste”, o novo livro de João Garcia

João Garcia lançou no dia 7 de Fevereiro o seu segundo livro “Mais Além - Depois do Evereste”, editado pela ASA. A ênfase deste livro recai nas expedições que João Garcia realizou após a atingir o cume do Everest em 18 de Maio de 1999 (sem recurso a oxigénio artificial). Em 10 capítulos o alpinista narra 9 ascensões, posteriores a 1999.

A ascensão ao tecto do mundo acarretou a amputação de alguns dedos ao himalaísta o que à partida lhe limitaria as suas actividades e expedições subsequentes no “mundo do alpinismo” . Contudo João Garcia conseguiu provar, sobretudo a si mesmo, que mesmo com tais handicaps físicos continuavam a não existir limites para os seus intentos.

No ano 2000, após algum tempo de recuperação, João Garcia decidiu continuar a fazer aquilo que mais gosta: escalar montanhas. Depois de um regresso ao Evereste, para uma pequena homenagem ao seu falecido amigo, voltou a escalar montanhas, progressivamente de maior dimensão.

Desde de o Evereste João Garcia já escalou mais cinco montanhas com mais de oito mil metros (todas sem recurso a oxigénio artificial):

  • Gasherbrum II (8035 m), em 2001
  • Gasherbrum I, (8068 m), em 2004
  • Lhotse, Nepal (8516 m), em 2005
  • Kanchenjunga, Nepal (8586 m) em 22/5/2006
  • Shisha Pangma, Tibete (8046 m) em 31/10/2006

João Garcia iniciou em inícios de 2006 o projecto "À conquista dos Picos do Mundo", que se estenderá, à partida, até 2010. O objectivo é neste ano (2010) ter escalado (e sem recurso a oxigénio artificial) as 14 montanhas com mais de 8000 metros (8K) existentes na superfície terrestre. Quando iniciou este projecto (princípios de 2006) tinha escalada já 6 montanhas 8K. Durante o ano de 2006 escalou mais duas (Kanchenjunga e Shisha Pangma). Passou a contabilizar no total oito montanhas 8K, e já prepara a expedição ao K2 (8 611m) cuja ascensão será iniciada em Maio de 2007.


Para além destas montanhas já escalou, desde 1999, mais outros dos sete cumes mais altos dos 7 'continentes':

  • Monte McKinley, Alasca (6194 m) em 2002
  • Maciço Vinson, Antárctida (4897 m) em 2003
  • Aconcágua, Argentina (6959 m)
  • Elbrus, Rússia (4741 m)
  • Kilimanjaro (África) (5895 m)

O monte Aconcágua, Elbrus e o Kilimanjaro já tinha atingido anteriormente a 1999 os seus cumes. Inclusive ao Aconcágua realizou em 2004 a sua 7ª ascensão. Para além destas expedições João Garcia escalou entretanto muitas outras montanhas dos Himalaias, Andes, ou Alpes.

João Garcia é também autor do livro “A Mais Alta Solidão”, editado em 2001, que já vendeu masi de 30 mil exemplares. O mais recente livro “Mais Além - Depois do Evereste”, foi dedicado ao alpinista Bruno Carvalho, que faleceu em 31 de Outubro de 2006, vítima de queda, durante a descida do Shisha Pangma, cujo cume tinha atingido horas antes, integrado numa expedição portuguesa liderada por João Garcia. No livro não é incluído nenhum capítulo sobre a subida ao Shisha Pangma "porque o livro já já estava feito" quando iniciou a expedição.


No dia 9 de Fevereiro foi também apresentado o livro de banda desenhadaEvereste’, da autoria de Ricardo Cabral (ilustrador do Correio da Manhã), sobre a ascensão de João Garcia ao cume do Evereste, em 1999. Este livro aborda não só o dia da ascensão ao cume Evereste (em que João Garcia perdeu o amigo Pascal Debrouwer) mas também alguns episódios da infância de João Garcia, nos Olivais, onde ainda reside, tal como Ricardo Cabral.

O livro foi apresentada no decorrer da segunda edição do evento "Um mundo de aventuras", que se realiza entre 7 e 11 de Fevereiro no Centro Vasco da Gama, em Lisboa.

Esta edição foi produzida pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais e pela Câmara de Lisboa. Uma homenagem que aquela junta pretendeu fazer ao alpinista e que se destina a ser distribuída gratuitamente a alunos das escolas da zona, num incentivo à prática do desporto.

Um ano foi o tempo que Ricardo demorou a desenhar a aventura de Garcia – “fiz muita pesquisa e o João forneceu-me muito material”. “O Ricardo conseguiu um detalhe e rigor impressionantes. É como se tivesse lá estado», afirmou João Garcia, explicando que os dois trabalharam em conjunto vendo fotografias e vídeos. Para os textos, o autor baseou-se no livro “A Mais Alta Solidão”.

© (imagem inferior dir.) Correio da Manhã


Índice do Livro:

1 O mesmo jogo, novas regras
2. No Trilho Inca (Chopicalqui - Peru)
3. Regresso aos oito mil metros (Gasherbrum II)
4. Os Himalaias em português (Pumori - Nepal)
5. Brincadeiras à Sombra dos Annapurnas (Himlung Himal - Nepal)
6. No imenso branco da Antárctida (Monte Vinson)
7. Uma aventura em familia (Amadablam - Nepal)
8. Emoções fortes no Paquistão (Gasherbrum I)
9. O outro lado do Evereste (Lhotse - Nepal)
10. Os Tesouros da grande neve (Kanchenjunga - Nepal)

3 Comments:

Anonymous Vinicius Ribeiro said...

Olá Fernando! Como andas rapaz?

Então, como eu faço para conseguir esse novo livro do Garcia?

Abraços!

1:21 da manhã  
Blogger Fernando_Vilarinho said...

Oi Vinicius!

Qual? o 1º ou o livro aos quadrinhos? eheh.. estou a brincar..

manda sua morada pra meu email que quando arranjar tempo lhe mando.
1 dia me retribui com qq coisinha... se calhar seu livro mesmo!

Abr,

3:23 da manhã  
Anonymous Vinicius Ribeiro said...

Hehe... muito bom, muito bom!!

Estou enviando meu endereço pra você. Inclusive, já estou até pensando no livro com que irei retribuir a gentileza ;-)

Abraços!!

4:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home