quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Ascensão à Peña Ubiña - Amigos da Montanha - 3 e 4 /2/007

Ascensão à Peña Ubiña (2 417m) - Amigos da Montanha - 3 e 4 de Fevereiro de 2007


No dia 3 de Fevereiro de 2007, cerca das 6h30, partiram da sede da associação “Amigos da Montanha”, em Barcelinhos, 18 membros da respectiva secção de Montanha. As duas carrinhas onde seguiam os montanhistas seguiram rumo às Astúrias, chegando ao términos do seu percurso cerca de seis horas depois. Aparcaram no pequeno povoado de Tuiza de Arriba (1230 metros), que se situa nas imediações do maciço de Ubiña, uma zona de Paisagem Protegida, desde 1994. O maciço calcário de Ubiña que se estende ao longo de 13 200 hectares representa o segundo maciço mais importante das Astúrias depois dos Picos da Europa e possui quase 50 cumes que superam a cota dos 2 mil metros. Oito deles superam os 2.300 metros e três os 2.400 metros. Esse privilegiado trio é constituído pela Peña Ubiña (2417m), Fontán Norte (2417 m), e o Fontán Sur (2 408 m).

Peña Ubiña (2417 m) (clicar para aumentar)

Em Tuiza de Arriba o grupo equipou-se a rigor e cerca das 13h15 (PT) partiu em direcção ao refúgio de Meicín (1549 m), trilhando um sendero com neve muito farta e relativamente macia. Menos de meia hora depois já se avistava defronte o imponente maciço de Peña Ubiña, e não tardou que se chegasse ao novo refúgio (ainda em fase de construção), no circo de Ubiña. Prevê-se que abrirá em inícios de 2008 substituindo o velho refúgio de Mieres.

Acampamento junto ao novo refúgio de Meicín (clicar para aumentar)

Numa zona normalmente varrida a ventos fortes, sobretudo nesta época do ano, destacava-se a bonança geral pese embora o céu estivesse bastante carregado. Devido à profusa neve a pequena laguna El Llegu, próxima do refúgio, estava oculta. Montaram-se as tendas e aproveitou-se para petiscar mais alguma coisa. De tempos a tempos caía por uns minutos alguma neve, bem como passavam pelo acampamento alguns espanhóis que regressavam dos cumes mais próximos. Inclusive um ovetense (natural de Oviedo) muito simpático, já na casa dos sessenta, que entabulou conversa com o pessoal da nossa tenda. Curiosamente trazia um piolet “daqueles que remontam já a meados do século passado” como reparou o Sousa. Disse-nos que era dirigente do “Centro Deportivo y Cultural Mierense” que administrava o refúgio antigo e que entretanto tinham passado essa jurisdição para a FEDME, depois de se ter decidido construir novo edifício. Referiu também que segundo as últimas medições, realizados em 2006 o Fontán Norte possui mais três metros que a Peña Ubiña, pese embora esta ter sempre a coberto a histórica primazia.

Entretanto o Peixoto, responsável pela organização geral da actividade partiu com o Sá rumo ao cume de Peña Ubina com o intuito de inquirir melhor sobre o(s) percurso(s) e as suas condições no momento. O resto de grupo esteve durante o resto da tarde, orientado pelo Kata, a treinar técnicas invernais e alpinas num zona próxima. Menos de três horas depois os dois grupos estavam de regresso ao acampamento e o pessoal que tinha ficado mais cá por abaixo inteirou-se melhor junto do dueto que subira das condições da ascensão. O Peixoto forneceu as indicações para a ascensão do dia seguinte assim como foi definido a constituição das cordadas.
Cada grupo recolheu à sua respectiva tenda para preparar o jantar, já a escuridão e um intenso frio tinham descido sobre o vale. Cerca das 22h (PT) já não se vislumbrava nenhum frontal aceso.

O acampamento despertou cerca das 5h30 (PT) e preparou-se para partir em 4 cordadas: cordada A (Kata, Fernando, Melita, Zé de Braga) , cordada B (Sousa, Nuno, Toni, Fátima), cordada C (António, Mónica, Isabel, José Carlos) e cordada D (Marco, Rui, Cadinha).

Ascensão à Peña Ubiña (clicar para aumentar)



Ascensão à Peña Ubiña - Foto captada pelo Carlos Peixoto
(clicar para aumentar)


Cerca das 6h10 (PT) começou-se a subir pela vertente oeste, com o Sá a abrir o caminho seguido da cordada guiada pelo Kata e das seguintes cordadas. O Peixoto orientava a coordenação entre as cordadas e prestava segurança numa ou outra passagem que exigia mais atenção, sobretudo com a presença de gelo. Passámos a cerca de 1 950 metros o Collado de Terreros, e já o dia amanhecera quando ingressamos por um corredor com duas passagens que forçaram a uma ligeira e acessível trepadela. Passado este corredor irrompemos de novo numa vertente “mais aberta”, onde já pudemos observar ao fundo quase o topo da Peña Ubiña e à esquerda a Ubiña Pequeña (2 197 m ).

Foto do cume (foto captada pelo Kata)

Pouco antes das 10h, os dezassete montanheiros, depois de superarem perto de 900 metros de desnível, pisavam o cume da Peña Ubiña (2 417 m). Neste, o sol apresentava-se radioso (apesar do natural frio devido à altitude) e a visibilidade era impressionante. O céu estava bastante limpo e dali podiam-se avistar dezenas e dezenas de quilómetros em redor num extraordinário mosaico de montanhas e cordilheiras a perder de vista. Infelizmente também se podia ver no cume um placa metálica em memória de três jovens alpinistas que pereceram naquele local em 1969.

Panorâmica (norte) a partir do cume da Peña Ubina (2 417 m) (clicar para aumentar)


Panorâmica (este) a partir do cume da Peña Ubina (clicar para aumentar)

Todos aproveitaram para captar com as objectivas das suas máquinas as prodigiosas paisagens em redor. As cordadas desceram de seguida em ritmo apressado mas com a devida segurança e cerca de uma hora depois já todas estavam de novo no acampamento. Este foi de pronto desmontado e regressou-se a Tuiza de Arriba. Pouco depois partiu-se de carro para Campomanes onde se almoçou. No final, regresso directo a Portugal.

Panorâmica (nordeste) a partir do cume da Peña Ubina (clicar para aumentar)

Fotos: © Fernando Vilarinho


Percurso a linha amarela a tracejado (clicar para ampliar)


Percurso no Google Earth ( linha amarela - 1º dia e linha laranja - 2º dia)
(Clicar para ampliar)



Percurso do 2º dia em destaque (Clicar para ampliar)



Ver Ainda:

Fotos agrupadas (grande dimensão) no blogue "Multiactividades Desportivas":

Slideshow no Flickr

Photoset no Flickr

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nice fill someone in on and this enter helped me alot in my college assignement. Thanks you for your information.

6:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home