sábado, fevereiro 24, 2007

Maciço de Peña Trevinca a saque! Depois da Estância de Ski, afigura-se que o Parque Eólico sempre irá avante.

As três décadas (1978-2005) de direita extremada que governaram a Galiza desde a obtenção do estatuto de Autonomia, em 1978, até à queda de Iribarne, em 2005, parecem permanecer ainda bem enraízadas nas estruturas sócio-económicas e politicas da Galiza. Deste modo se pode entender melhor a percepção que algumas das principais entidades galegas ainda têm relativamente aos aspectos do planeamento territorial e do meio-ambiente nesta comunidade.

Em meados de 2004 começou a tomar forma um projecto de construir uma Estância de Ski no Maciço de Peña Trevinca, com o principal objectivo de substituir a de Manzaneda (cada vez com mais escassez de neve e espaço). O projecto estava bem encaminhado, com a toda poderosa Fadesa a defender os seus interesses acima dos da Galiza e dos habitantes, mas felizmente foram-se erguendo muitas vozes e organizações com opiniões bem dissonantes, que a par da saída do governação do antigo ministro de Franco, Fraga Iribarne, conduziram a um relativo impasse do projecto. Agora (desde há uns longos 6 meses) aguarda-se os resultados de um amplo estudo que a Junta da Galiza está a realizar sobre este projecto e os seus múltiplos impactos (económicos, sociais, ambientais, turísticos, etc).

Paralelamente, a concretização de outro projecto ameaça de igual modo o equilíbrio dos singulares ecossistemas do Maciço de Peña Trevinca. Trata-se da construção de um grande Parque Eólico, na serra de Eixe, uma das principais vias de acesso por oeste a Peña Trevinca. E parece cada vez mais irreversível a sua efectiva implantação. A este propósito ler um artigo muito bom de Xan "Non ao Parque Eólico en Peña Trevinca".

1 Comments:

Blogger scorpio mab said...

podias por aí o nosso link no teu blog....
http://mafiadacova.blogspot.com/

abracinho mafioso

1:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home