sexta-feira, janeiro 14, 2005

No pasaron!

Amanhã estarei de novo por terras de Sanabria : percorrerei, entre outros, novamente o imenso vale de Tera, as encantadoras lagunas, agora geladas, e a prolongada serra Lardeira e o piramidal maçico de Trevinca .
Trevinca o mítico lugar da Galicia, o sagrado cume, onde muitos galegos com profundo esforço a ele sobem, para rogar algum ´milagre´, sobretudo casamenteiro. Trevinca, o zénite de um dos mais belos , valiosos e melhor conservados parques naturais da Ibéria.
Infelizmente este paraíso está também a ser fortemente atacado pelos interesses imobiliários pois está em estudo a construção de uma estação de ski no maciço ourensano de Peña Trevinca (ou seja no limite da zona protegida do parque), socorrendo-se da desculpa que se pretende aliviar a pressão actual em Manzaneda!!
Apesar da zona de Sanabria ser das menos desenvolvidas de Espanha, penso que não será por esta via de delapidação dos recursos e belezas naturais que se deve seguir.
Se este projecto avançar o impacto ambiental negativo na zona será muito elevado e nunca mais ´miraremos´ a rústica e edénica milenar Sanabria.
Parece que em Espanha se esqueceram bem depressa o desastre provocado pela estações de ski da serra de Guadarrama, perto de Madrid!
Penso que se tal projecto for avante muitas associações ambientais e de montanhismo levantarão a sua voz contra tal atrocidade. Non Pasaron!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

No Pasaron!?!? dEUS te ouça.

2:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home